Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Rurap aderi ao Programa ATER Mais Gestão

Por: Ailton Leite - 20/02/2019 - 15:11

Foto: Sem Autor da Midia

Durante os próximos 10 meses, técnicos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP), vão passar pela capacitação do Programa ATER Mais Gestão, uma iniciativa da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, do governo federal. O Programa busca fortalecer as cooperativas da agricultura familiar por meio da qualificação de seus sistemas de gestão (organização, produção e comercialização). E, assim, garantir o acesso a mercados, especialmente ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A capacitação iniciou nesta segunda-feira, 18, e segue até sexta-feira, 22, no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AP), em Macapá. O Amapá é o quarto Estado da Região Norte a receber este tipo de capacitação para implantar o Programa ATER Mais Gestão.

Atualmente são atendidas pelo programa mais de 400 cooperativas distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

De acordo com a consultora e ministrante da capacitação, Patrícia Kato, os participantes irão receber instruções de como desenvolver metodologias do Mais Gestão em empreendimentos que trabalham com agricultura familiar. “Eles vão receber informações de como fazer a prospecção desses empreendimentos, como trabalhar a gestão, fazer diagnósticos e análises de finanças e de comercialização”, explicou.

Segundo Patrícia Kato, serão trabalhados cinco módulos sendo que, a cada dois meses, a equipe se reúne por uma semana para traçar as metas e fazer a análise do que foi implementado no empreendimento e como ele se encontra. O próximo passo será em campo.

“Cada técnico deverá escolher um empreendimento onde ele vai colocar em prática tudo que foi repassado durante essa primeira semana de curso. Ele terá uma tarefa que deverá ser aplicada no local. No próximo encontro faremos o acompanhamento para saber se os procedimentos estão fluindo como foi repassado”, frisou a consultora.

O diretor-presidente do Rurap, Helio Dantas, destacou que a capacitação vem reforçar a atuação dos técnicos do órgão que atuam diretamente com a agricultura familiar no Amapá. “A implantação desse modelo de gestão nas pequenas propriedades rurais, vai garantir aos agricultores, a possibilidade de se enquadrarem nos critérios de Mais gestão garantindo acesso aos recursos destinados à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar”, explicou.

O Programa Mais Gestão usa a metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) específica para cooperativas da agricultura familiar. Isto, porque, as cooperativas da agricultura familiar têm sido, de forma crescente, confrontadas com a exigência de aprimorarem suas práticas de gestão, de modo a alcançarem melhores resultados de mercado e renda para seus cooperados.


 Arquivos vinculados