Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Representantes do RURAP participam de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 70 anos da Extensão Rural

Por: Sérgio C. Barbosa - 19/12/2018 - 19:02

Foto: André Oliveira/Câmara dos Deputados

Em homenagem aos 70 anos da extensão rural, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (18), sessão solene com a participação de diversos representantes do setor.

Sobre a importância desse dia para os extesionistas do Brasil: "É uma honra está em Brasília no congresso nacional, representando estes profissionais que eu venho afirmando, que talvez seja a primeira ou a última esperança, que um agricultor, possa ter acesso as políticas públicas", destacou o deputado Zé Silva (SD-MG), que propôs a homenagem e lembrou os pioneiros da extensão rural. “Os nossos extensionistas são professores que não têm sala de aula, giz, lousa digital. A nossa sala de aula são os campos, as lavouras, as criações, as sedes – às vezes modestas, mas visionárias”, disse.

No evento cada órgão estadual de ATER, esteve com seus representantes, onde foram homenageados pelo reconhecimento de seus serviços prestados. Pelo Amapá, do RURAP, o homenageado foi Marcelo Neves Miranda, escolhido "Extensionista Destaque 2018", participou do evento junto com o Diretor Presidente, Osvaldo Hélio.

O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Valmisoney Moreira Jardim, destacou a importância do trabalho da extensão rural brasileira. “Plantamos uma semente em 21 estados, onde estamos presentes. Formamos só em 2018 praticamente 5 mil extensionários, fechamos mais de 1.300 acordos com cooperativas de agricultura familiar e formamos cerca de 350 gestores”, disse.

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Argileu Martins, ressaltou as mudanças e o desenvolvimento do meio rural. “Há 70 anos, ter uma mulher trabalhando era diferenciado. E ter essa mulher trabalhando em iguais condições do homem, era ainda mais diferenciado. Neste momento, 70 anos depois, a extensão rural tem que se reinventar, mas necessita de equilíbrio e inovação tecnológica, para que o rural brasileiro continue se desenvolvendo”, disse.

As sessões solenes em homenagem à luta pela extensão rural são realizadas anualmente desde 2011 e ressaltam a luta dos profissionais da assistência técnica, “que carregam em si a responsabilidade direta pelo desenvolvimento do meio rural, em especial, pelo cuidado com os pequenos e médios agricultores”, assinalou o deputado Zé da Silva. (Agência Câmara Notícias')

 

 Arquivos vinculados