Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

RURAP recebe visita de público com sobrepeso e obesidade em UD- unidade de demonstração- horta

Por: ASCOM RURAP - 17/03/2018 - 23:01

Foto: ASCOM RURAP

A Gerência de Núcleo da Coordenação de Técnicas Agropecuárias do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá - RURAP apresentou na tarde desta sexta-feira, 16, a um grupo de pessoas que fizeram uma visita na horta orgânica, localizada no prédio do RURAP, em Macapá. Nela, os visitantes puderam conhecer o cultivo de hortaliças, legumes, frutos e ervas medicinais produzidos sem o uso de produtos químicos. Esta horta trata-se de uma unidade demonstrativa de 2.000 m2 que possuem cultivos de hortaliças, verduras, frutas nas condições e técnicas do sistema orgânico.
Durante a visita, o grupo recebeu orientações pelos técnicos da Coordenadoria de Técnicas Agropecuárias - CTA/RURAP, aos participantes de um programa de apoio a reeducação e reorientação alimentar de pacientes com sobrepeso e obesidade assistidos pela Unidade Básica de Saúde Policlínica da UNIFAP. O programa tem como um dos objetivos, incentivar o consumo de alimentos vegetais, como hortaliças, legumes, frutos, bem como ensinar aos participantes a cultivar alguns desses alimentos para seu uso diário.
Além da visita à horta, foi ensinado aos visitantes o plantio de mudas em vasos, bem como o preparo da terra e os devidos tratos de manutenção. Essa técnica e procedimentos pode ser indicado para utilização em unidades familiares que são limitados de espaços como o de exemplos apartamentos, kit- netes, e a instalação de uma horta deste tipo dentre outros.
O técnico do RURAP Romildo Ferreira afirmou que, “a visita é uma forma de mostrar aos participantes a importância de cultivar o alimento para o consumo próprio. O cultivo do alimento funciona como terapia ocupacional e também favorece o bem estar das pessoas que passarão a se alimentar com produtos saudáveis”. Romildo ressaltou que “a introdução de produtos orgânicos na alimentação significa melhoria e qualidade de vida”.
Serviço:
16/03/2018(sexta-feira)
15h: visita guiada à horta orgânica do RURAP. Aberta ao público. Local: Sede Central do RURAP, Rodovia 156, Km 02, São Lázaro
16h: plantio de mudas orientada pelo técnico do Rurap.
Fonte: Assessoria de Comunicação do RURAP


 Arquivos vinculados